Histórico

Em 16 de maio de 1993, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, através de uma reunião de amigos, nasce o Freundschaft Volkstanzgruppe, que no idioma alemão significa Grupo de Danças Folclóricas Amizade.


A amizade que é cultivada não somente entre os integrantes, mas também entre outros grupos folclóricos, especialmente em encontros onde o grupo participa.



Durante 12 anos teve como sede o Guarani Esporte Clube, e em 11 de junho de 2005 com o objetivo de se aproximar ainda mais à cultura germânica, transferiu-se para o Clube de Caça e Tiro Itoupavazinha. Em julho de 2015 transferiu-se mais uma vez para a ASSIBLU - Associação dos Itapiranguenses de Blumenau.



A primeira apresentação do grupo aconteceu no dia 24 de setembro de 1993, no Camorra Bar em Blumenau, porém a estréia oficial aconteceu no dia 25 de setembro de 1993, na Oktoberfest do Guarani Esporte Clube.




Nos preocupamos em apresentar e divulgar o autêntico folclore germânico, seguindo as “Tanzbeschreibung” que são as partituras que explicam cada passo e evolução das danças. Toda dança folclórica possui uma história, e cada movimento realizado durante a dança tenta representar esta história.


A dança sempre foi utilizada para comemorações de boas colheitas ou de trabalhos bem realizados, e por isso deve ser algo bem descontraído. Nosso grupo apresenta danças de toda a Alemanha e também de outras etnias de origem germânica como a Polônia, Holanda e Austria.



O Freundschaft Volkstanzgruppe já se apresentou em muitos estados, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul e, em várias cidades de Santa Catarina, principalmente onde prevalece a cultura alemã, em encontros folclóricos, além da Oktoberfest em Blumenau, onde participa como um dos grupos oficiais da festa.